quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Testemunho do cantor Kleber Lucas


por Bruno Faria

Quando decidiu seguir carreira solo, o pastor Kleber Lucas não podia imaginar que, logo no CD de estréia (em 1997), seria apontado como a Revelação da música Gospel. Assim, seu primeiro trabalho, Meu Maior Prazer, vendeu mais de 100 mil cópias, recebendo Disco de Ouro. E isso era só o início de um Ministério ungido, que tem abençoado a tantos outros.

Kleber é um dos compositores mais requisitados da música gospel. Hoje suas músicas são ministradas em todas as Igrejas. Com seu novo CD, firma-se como o grande expoente da música brasileira evangélica, mas também marcou a geração através do Koinonya - Ministério de Louvor que ajudou a mudar a identidade do Louvor Congregacional no Brasil, introduzindo cânticos com roupagem contemporânea e totalmente comprometidos com a Palavra de Deus.

Kleber converteu-se na Igreja de Nova Vida de Niterói/ RJ e a liturgia das Igrejas pentecostais foi uma das primeiras e maiores influências. Depois de três anos de conversão, mudou-se para a Comunidade de Goiânia onde chegou a fazer Instituto Bíblico. Em 97, assina com a MK, volta para o Rio e começa a série de novos CDs que invadiu as Igrejas do Brasil e até do exterior...

BF- Kleber, como está sendo a receptividade de seu novo Cd?
Kleber- Em primeiro lugar, este CD vem de encontro, ele é resultado de uma série de programações e de contato com a Igreja no Brasil. Estamos muito ligados com a Igreja brasileira independentemente da denominação e este contato e aproximação com o povo nos levou a fazer um CD pelas respostas, pelo carinho das pessoas, pelo nosso trabalho. A maneira como as pessoas assimilam as músicas levou-me a fazer um CD com a participação da Igreja e na realidade, a gravar um CD ao vivo é trazer o ambiente da Igreja que tem sido a ênfase da nossa vida para o contesto do trabalho. A gente procurou trabalhar bem o aspecto da Unção, da presença, da realidade da Igreja, para que as pessoas pudessem levar para casa e tivessem a continuidade do Louvor da Igreja dentro de seus lares.

BF- Você está de volta à igreja Sara Nossa Terra. Como isso aconteceu?
Kleber- Eu estive longe da Sara, mas sempre estive afinado com a visão e aliançado com os líderes da Igreja: líderes do Koinonia, pessoas que fizerem parte como Silvério Perez, Márcio Pereira, Bené - que sempre foram meus amigos pessoais. Eu nunca quebrei este vínculo. Estava longe da denominação mas chegou o tempo de voltar. Eu acredito que estes sete anos que estivemos desligados não foram em vão... sete é um número muito profético na Bíblia. Após sete anos eu estou de volta em um momento especial...

BF- Gostaria que nos falasse um pouco de seu testemunho pessoal. Sei que teve uma infância muito difícil e queria que nos relatasse sua trajetória...
Kleber- Eu acredito no propósito eterno de Deus e não posso deixar de falar do meu testemunho sem falar desta verdade que tem me acompanhado. Deus sempre cercou minha vida na infância, sendo criado por minha mãe e mais duas irmãs com muita dificuldade. Morávamos em uma cidadezinha do Estado do Rio chamada São Gonçalo, em um bairro muito carente. Quando fui servir ao exército com dezoito anos, Deus falou comigo no quartel. Eu estava de guarda, no turno de duas às quatro da manhã e Ele mostrou a cena da minha vida: Eu estava reclamando para Deus, chorando diante de Dele, relembrando a Deus e perguntando porque Ele havia permitido que eu passasse por tantas lutas... e fiquei questionando-O!!! Depois que Ele mostrou a cena da minha vida eu voltei à cena da minha adolescência e Deus me mostrou como Ele me cercou. Então eu vi que passei por uma infância muito difícil mas sempre vivi com a expectativa de que alguma coisa iria acontecer. Eu sempre vivi com dignidade e esperança. Um dos grandes problemas das pessoas sofridas é viver sem esperança...

BF- Quais as maiores dificuldades que você enfrentou no início de seu Ministério?
Kleber- Uma das grandes dificuldades que tive no início do meu Ministério foi entender que Deus tinha isto para mim. Eu achava que Deus tinha outros caminhos, até 1997 nunca assumi a música como um projeto de Deus para minha vida. Achava que a música estava incluída, mas minhas prioridades eram outras. Graças a Deus que o sonho de Dele para mim era diferente do meu sonho. Depois eu entendi esta disposição de você assumir a música ou seu Ministério como uma coisa de Deus, independente do resultado imediato. Quando começa, as pessoas não te dão credibilidade. Tem pessoas que gravam o primeiro CD, o segundo, o quarto e lá na frente é que elas vão fazer alguma coisa que terá credibilidade. Então, é nesta coisa de você abraçar o teu Ministério como um presente de Deus para a tua vida e no administrar o ministério é que muitos naufragam, pois quando não vêem o resultado imediato começam a murmurar, a ficar amarguradas com Deus... e muitas destas pessoas perdem a bênção. O segredo é perseverar! Se você tem certeza de que Deus tem isto para você, então persevere, porque a bênção é grande.

BF- Qual sua opinião a respeito da Banda Catedral ter saído do Gospel para o meio secular?
Kleber- Existe uma polêmica em que dizem que as pessoas que cantam no gospel e vão para o secular vão perder a benção. Eu acredito que os dons de Deus são irrevogáveis. Quando Deus dá um presente para o homem, ele fará sua escolha. Podemos ter como exemplo estes cantores do mundo, que não cantam para Deus e têm motivações completamente erradas - mas o dom foi dado por Deus. O problema é que você fará a escolha para administrar seu Dom. Agora, cada um de nós vai dar conta do talento que Deus dá no grande dia do Senhor. Portanto, a minha colocação é esta: Todos são livres para fazer o que quiserem do seu dom, porém, todos terão que prestar contas.

BF- Kleber, sendo um cantor levantado por Deus, o que significa para você a verdadeira Unção?
Kleber- Eu acho que a Unção é um elemento que Deus dá especialmente para as pessoas desenvolverem em uma área determinada. É uma graça especial que a gente recebe de Deus para desenvolver o talento que Ele nos deu em determinadas áreas. Particularmente eu acredito que em se tratando da música nem todos têm a unção para serem Líderes da Música. Todos fomos chamados para sermos adoradores e recebemos a Unção da Adoração, mas nem todos receberam o chamado da Unção da Adoração na música. Então, eu acredito que a unção é esta graça especial de Deus, pois quando você tem Unção você não precisa de muito esforço para fluir. Quando você tem a Unção da Palavra, você não precisa de muito esforço para pregar. Portanto, Unção é a capacidade especial de Deus dada para seus filhos.

BF- Na sua opinião, como está o cenário da música nacional?

Kleber- Acho que a música sempre acompanha o mover do momento. Tem um pensamento que diz assim: Se você quer conhecer um povo, comece a ouvir as músicas que eles estão ouvindo. Então, eu acredito que no contexto da Igreja não é diferente, a música é sempre o retrato daquilo que o povo está sendo ministrado, daquilo que o povo está vivendo e ouvindo. O grande problema das músicas sem fundamentos é que os músicos não têm um objetivo em Deus daquilo que estão cantando. Você pode ter o talento mas não ter entendimento. O próprio apóstolo Paulo na Epístola dos Hebreus fala: Eles têm zelo, porém sem entendimento. Portanto, as pessoas têm capacidade, mas não têm maturidade.

BF- Qual a maior vitória que você já teve em sua vida?
Kleber- A minha maior vitória é estar com Jesus todo este tempo e estar muito convicto de que nada vai me separar do amor de Deus.

BF- E um sonho que está para se realizar?
Kleber- É ter um projeto social. Eu tenho um sonho de ter um trabalho social ou com crianças ou com pessoas da terceira idade. Tenho um desejo fortíssimo de fazer esta obra e o sonho que tenho é comprar uma fazenda ou chácara e fazer um lugar muito bom, aconchegante para atender aos nossos anciãos.

BF- Entre suas músicas, que marcaram praticamente toda uma geração, cite uma que para você é inesquecível!
Kleber- Agora você me pegou! Eu tenho dois filhos, é como se você me perguntasse o filho que mais amo, pois os amo igualmente! A música tem a ver com sua história, com aquilo que você está vivendo. A música Aos Pés da Cruz hoje está sendo a minha predileta. A mensagem de Aos Pés da Cruz é de quem decidiu viver para Deus no monte e no vale. Talvez seja a música mais importante da minha vida! A mensagem da música não é para quem está buscando o pastor, mas é para quem está buscando o Senhor, e que vai chamar O Senhor é meu pastor. Para quem quer viver com Deus nos montes e vales.

BF- kleber, poderia deixar uma mensagem para os músicos, levitas, ministros... pessoas que querem seguir o Ministério de Louvor e Adoração nas Igrejas?
Kleber- Primeiro, descobrir se é o que Deus tem para você. Se Deus tem, meu irmão, cresça sem a preocupação de fazer sucesso aos olhos dos homens, pois, nem sempre o sucesso dos homens é a aprovação de Deus. Então, cresça na medida em que Deus for te dando graça, luz para você avançar. Se o caminho é este, faça com zelo, com dedicação, amor, faça para Deus com o coração e não para agradar aos homens. A motivação de seus corações tem que ser movida pela gratidão e Adoração. O critério para quem está começando: o critério de Deus é o critério do coração. Deus falou para Samuel não atente para a aparência, nem para a estatura, pois Deus não vê como vê o homem. O homem vê o exterior e o Senhor vê o coração.


Fonte: http://testemunhos.vilabol.uol.com.br/Kleber_Lucas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário